O erro boné, também conhecido como cunho descentralizado, é um tipo de erro de cunhagem que ocorre quando o disco de metal não está corretamente centrado em relação ao cunho no momento da batida. Isso faz com que o design da moeda seja transferido de forma incompleta ou descentralizada em ambos os lados.
O erro boné é um dos erros de cunhagem mais comuns, e pode ser encontrado em moedas de todos os países e épocas. No Brasil, não é diferente, e pode ser encontrado em todas as moedas de todos os padrões monetários.
Classificamos o erro boné em três níveis de gravidade, de acordo com a quantidade de disco de metal que está fora da virola da moeda:
Nível 1: O erro é leve, e o disco de metal está apenas parcialmente fora da virola. A serrilha da moeda pode estar parcial ou totalmente ausente, e o design pode estar ligeiramente descentralizado.
Nível 2: O erro é moderado, e o disco de metal está mais da metade fora da virola. A serrilha da moeda pode estar totalmente ausente, e o design pode estar significativamente descentralizado.
Nível 3: O erro é grave, e o disco de metal está com mais de 90% do disco fora da virola, apresentando detlhes distantes do designe do cunho.
Nível 4: Ainda carece de mais estudo sobre o que apresentamos neste vídeo sobre um tipo de cunho descentralizado "boné" que nunca havia aparecido na numismática brasileira.
O valor de uma moeda com erro boné varia de acordo com o nível de gravidade do erro, a raridade da moeda e a demanda dos colecionadores. Em geral, moedas com erro boné de nível 1 são as menos valiosas, enquanto moedas com erro boné de nível 3 são as mais valiosas. E agora essa, que apresenta o que podemos chamar de nível 4, terá o céu como limite e talvez seja a mais valiosa entre todas as moedas boné.
O erro boné é um erro de cunhagem interessante e pode ser apreciado por colecionadores em vários níveis de conhecimento numismático.