As moedas vikings são um importante registro histórico da cultura nórdica. Os vikings não foram os primeiros a usar moedas, mas foram um dos primeiros povos a usar moedas padronizadas em grande escala. As moedas vikings eram cunhadas em prata em sua maioria. As moedas vikings apresentavam inscrições em caracteres rúnicos, que eram a escrita dos vikings antes da adoção do alfabeto latino. As inscrições geralmente eram curtas e indicavam o nome do governante que havia cunhado a moeda, o local onde ela foi cunhada e o valor da moeda.
As moedas vikings apresentavam uma grande variedade de desenhos, incluindo imagens de animais, como leões e serpentes, e imagens de figuras humanas, como reis e guerreiros. Algumas moedas apresentavam a figura de Thor, o deus nórdico do trovão, enquanto outras apresentavam a figura de Odin, o deus principal da mitologia nórdica.
As moedas dos navios são tão raras que os únicos exemplares cunhados estão nos museus
As moedas vikings eram geralmente usadas para o comércio em grandes distâncias, como na Rússia, Oriente Médio e Constantinopla. As moedas também eram frequentemente usadas para pagamento de tributos e impostos, além de serem usadas como presentes em cerimônias religiosas e políticas.
As moedas vikings eram cunhadas em vários locais na Escandinávia, com destaque para as cidades de Hedeby, Ribe e Birka. A cunhagem de moedas também era realizada em locais de comércio e com grande circulação de mercadorias.
Moeda de prata do rei Haroldo I da Dinamarca. Datada de 940-960 d.C.
As moedas vikings tiveram um papel importante na história da Escandinávia, pois permitiram o comércio e a comunicação entre os diferentes povos nórdicos e com outros povos do mundo. As moedas também são importantes fontes de informação para historiadores e arqueólogos que estudam a cultura viking.
Espero que tenha gostado do artigo. Foi um prazer compartilhar um pouco de conhecimento histórico e numismático com você.
Se quiser saber mais sobre o fascinante mundo das moedas e da numismática, convido a conferir outros artigos em nosso site e também a se inscrever no canal Diniz Numismática no YouTube.
Agradeço por sua leitura e interesse, estou sempre à disposição para esclarecer dúvidas e receber sugestões. Até a próxima!
Créditos de imagem: Jafet Numismática
Conheça nosso canal no YouTube!
Clique no botão abaixo para se inscrever em nosso canal e acompanhar conteúdos sobre moedas, notas e também saber quanto vale as moedas que você tem em suas mãos.