O Rei Macaco ou Macaco Rei, cujo nome transliterado do chinês é Sun Wukong, é um dos principais personagens da novela épica clássica chinesa chamada de Jornada ao Oeste. Nessa história, ele é companheiro do monge Xuanzang numa viagem para recuperarem escritos (sutras) budistas que estavam na Índia. As origens do Rei Macaco antecedem o romance e remontam ao deus Macaco, Hanuman, do épico hindu, ao Ramayana e à dinastia Song.
Sun Wukong é muito forte (consegue erguer 8,1 toneladas) e veloz (com um salto ele consegue superar uma distância de 54.000 quilômetros). Sun pode se transformar em 72 coisas diferentes tais como animais e objetos; quando se transforma em pessoas, contudo, ele não consegue esconder a cauda. Também é um grande lutador que consegue enfrentar os generais do céu. Cada um dos pelos do seu corpo possui propriedades mágicas, capazes de darem origem a uma duplicata Rei Macaco, assim como várias armas, animais e outros objetos. Ele também é conhecido por comandar os ventos, águas, conjurar círculos protetores contra demônios e congelar humanos, demônios e deuses.
O Rei Macaco, conhecido como Sun Wukong em chinês, é uma figura lendária que foi cunhada em uma moeda de prata de 2 onças, Niue. A moeda tem uma técnica de cunhagem conhecida como Ultra High Relief e um banho a ouro seletivo, moeda com acabamento antigo e armazenada em uma caixa com certificado de autenticidade. Esta moeda tem uma cunhagem limitada de apenas 500 peças.