Quem sofreu no início para garantir as moedas dos 200 anos da independência certamente ficou chateado, irritado e até mesmo frustrado com a forma como as moedas foram comercializadas. Na onda da "farinha pouca meu pirão primeiro", muitas pessoas ficaram com o prato vazio! As reclamações não paravam e os vídeos detonando a situação ganhavam ainda mais visualizações. Parece que a reclamação deu tão certo que causou uma birra na CMB. Agora serão 40 mil moedas de cuproníquel cunhadas e outras 20 mil moedas de prata. Todas as moedas serão colocadas no mercado por meio de 4 tiragens. As duas primeiras já foram esgotadas e a terceira está disponível. Se terá a quarta? Não sabemos de fato, mas se a "boa birra" continuar, certamente teremos mais algumas.
Uma pergunta não quer calar! Quem comprou por mais de 1 mil reais as moedas de prata e por outros 600 as moedas em cuproníquel perdeu dinheiro? Lhe respondo... O apressado comeu crú literalmente, pois não contava com as quatro tiragens. Feliz de quem ganhou e triste de quem não soube esperar. Mas devo responder aquela pergunta lá da chamada do texto. Você não é trouxa por ter comprado por um valor elevado no mercado numismático, pois o medo de ficar sem a moeda era maior do que o valor cobrado pelos atravessadores, mas além disso, o dinheiro é seu e o uso dele só compete aquele que rala para utilizá-lo.
Vídeo (15 segundos) com as informações sobre Tiragem/Data/Metal/Quantidade disponibilizada para venda:
Após ver o vídeo, lhe respondo com sinceridade a seguinte pergunta! Se que terão tantas moedas, vou perder meu investimento? Respondo. Claro que não valerá como antes, mas ainda são poucas moedas cunhadas para um país continental como o Brasil, se as moedas dos DH e da bandeira olímpica estão valendo muito hoje em dia, podemos esperar uma boa valorização do "casal feioso" do bicentenário no futuro, mas cuidado com a pilantragem! Tente comprar da CMB via clube da medalha antes de ir ao mercado numismático.
Informações oficiais de tiragem: Clube da Medalha e CMB.