Agora já sabemos que não haverá tiragem de circulação comum para moedas comemorativas aos 200 anos da independência do Brasil.
Já havia a suspeita por parte dos colecionadores, mas queríamos ouvir algo oficial, uma desculpa ou até mesmo uma nota de roda pé. E a desculpa esfarrapada veio!
"Preservamos a identidade do reclamante, mas colocamos o restante da mensagem em sua integralidade."
RESPOSTA DA OUVIDORIA DO BANCO CENTRAL DO BRASIL
Em atenção à Reclamação registrada na Ouvidoria do Banco Central sob o número OUV2022/025297, o departamento de meio circulante desta Autarquia presta os seguintes esclarecimentos:
A emissão de versões comemorativas de moedas de circulação comum estimula o entesouramento de moedas, pois parte significativa das tiragens das moedas é retirada de circulação para compor coleções.
Isso implica a necessidade de produção de uma quantidade
muito maior de moedas, para fazer face à demanda por troco
nas transações cotidianas.
Assim, o Banco Central optou por priorizar o fornecimento de meio circulante para atender à demanda da população, lançando mão de emissões comemorativas especialmente destinadas ao colecionismo.
Agradecemos o seu contato por entendermos que o uso deste canal de comunicação entre o cidadão e o Banco Central é de suma importância, pois possibilita acesso direto a opiniões e sugestões, bem como confere maior transparência às ações adotadas por esta Autarquia.
Atenciosamente,
Ouvidoria do Banco Central
Créditos da Imagem: Onze
Tags
NOTÍCIA