Vou falar nesse artigo um pouco sobre moedas com cunho descentralizado, ou como popularmente são chamadas moedas com "boné" ou moedas com "cunho deslocado".
Embora seja um tema bem batido e a maioria dos colecionadores já conhecerem as explicações de como esse erro acontece, sempre surgem dúvidas e cabe aqui esclarecer para evitar equívocos.
De forma bem direta, esse erro acontece quando o disco não fica corretamente centrado em relação ao cunho no momento da batida de cunhagem, dessa forma o design é transferido em ambos os lados da moeda, mas descentralizado.
Erros de cunho descentralizado podem ser causados pela falha ou quebra da virola, mas frequentemente é por falha na alimentação dos discos, que pode ter sido alimentado muito rápido ou devagar.
Para fins de interesse para coleção, quanto maior a descentralização, maior o interesse do colecionador.
Existem dois tipos do erro de cunho descentralizado:
- Uncentered Broad strike (descentralização parcial): quando o erro acontece como um leve deslocamento, mantendo todos os elementos do design dentro do disco.
- Off-center Strike (cunhagem fora do centro): quando apresenta um deslocamento maior, chegando a apresentar parte do disco sem cunhagem, neste caso quando certificadas é citado o porcentual de cunhagem fora do disco.
VÍDEO COM A MOEDA EM MÃOS E O VALOR DE MERCADO
É interessante ressaltar que as serrilhas das atuais moedas do real da segunda família, são feitas durante a cunhagem da moeda, através da virola, que são trocadas de acordo com o padrão monetário e que transferem a serrilha para os discos.
Assim, uma moeda com cunho descentralizado foi cunhada com parte do disco fora da virola o que gera uma serrilha parcial ou totalmente ausente.
Edil Gomes / Collectprime