Poucas pessoas pensam na trajetória dos metais antes da cunhagem de uma nova moeda, e muitas vezes em sua coleção poderá repousar uma determinada peça carregada de história e que você certamente não saberá identificar a origem deste metal. Verdade seja dita, o conteúdo metálico de muitas moedas não pode ser rastreado até suas origens e também não podemos cravar se vieram de moedas previamente derretidas, por esse motivo não se preocupe tanto com a origem. No entanto, existem algumas exceções que acabaram ligando nosso modo curiosidade.
Uma dessas exceções envolve as moedas de rúpia cunhadas em prata na Índia, lá, muitas das emissões de prata de George V após 1917 podem nos oferecer detalhes capazes de facilitar o rastreio do metal (prata) até o dólar Morgan dos Estados Unidos.
Imagem: PCGS.Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, a escassez de moedas de prata causou muitos problemas na Europa e em outras partes do mundo. Com economias que dependiam do padrão prata, como a Colônia Britânica da Índia, esse era um problema significativo. Por causa da escassez de prata, a Índia estava tendo dificuldade em resgatar suas moedas por prata quando solicitada.
Nos Estados Unidos, o senador de Nevada , Key Pittman (D), introduziu o conhecido Pittman Act em 1918, que permitiria aos Estados Unidos emprestar à Grã-Bretanha barras de prata do derretimento de dólares de prata guardados em cofres do Departamento do Tesouro . O Pittman Act exigia que não mais de 350 milhões de dólares de prata fossem convertidos em ouro e vendidos à Grã-Bretanha à taxa de $ 1 (mais encargos da Casa da Moeda) por onça. Com a aprovação da Lei Pittman, 270.232.722 dólares de prata nos cofres do Departamento do Tesouro nas Casas de Moedas de São Francisco e Filadélfia foram derretidos, com sua prata sendo enviada para Calcutá, esta, seria transformada em moedas de Rúpia da Índia com a efígie do Rei Jorge V.
Imagem: PCGS.Imagem: PCGS.
Imagem: PCGS.
Da próxima vez em
que você for examinar uma Rúpia de prata da Índia, principalmente aquelas de 1919,
provavelmente estará segurando o que costumava ser um dólar Morgan,
provavelmente de uma emissão datada entre 1903 ou 1904, e que devido às ações
de um senador de Nevada, foi derretido e enviado à Índia para a produção da
moeda local.