Há alguns dias foi colocado no ar um vídeo sobre uma suposta nova moeda brasileira. O conteúdo foi produzido com base em postagem de texto feita no Facebook, e reproduzida no YouTube pelo perfil “cristina Daflon chicletinho”, onde ela afirma que o Brasil substituirá o real por uma suposta moeda chamada DIM.
A nova moeda, seria lastreada em nióbio, e entraria em vigor em 30 de novembro por meio de um “ato interventorial constituinte” assinado pelo “chefe de estado Celio Evangelista Ferreira do Nascimento”.
O vídeo não ficou muito tempo disponível, e foi colocado em modo privado por motivos óbvios.
O vídeo sobre o DIM tinha quase 50 mil visualizações no YouTube. A versão do conteúdo em texto no Facebook gerou 116.680 interações até 24 de julho, segundo apontou a ferramenta CrowdTangle.
Um boato desses pode ser relevante? A resposta é sim! A repercussão sobre a troca de moeda pode causar, instabilidade social fazendo com que a população procure o sistema bancário para troca do dinheiro antigo pelo novo.
O REAL EM VIGOR - Possuía até o último dia 23 de julho, 8,2 bilhões de cédulas e 27,3 bilhões de moedas que, juntas, somam R$ 341,8 bilhões em circulação.
Nossa moeda continuará sendo o Real. Não caia nessa!
Tags
moedas do brasil